FNA participa do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetura

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) estará presente nas atividades do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetura (CBA), de 9 a 12 de outubro, em Porto Alegre. Durante quatro dias, a capital riograndense vai receber conferencistas renomados e profissionais da área para ‘debater a cidade ocupando espaços da cidade’.

A cerimônia de abertura do Congresso, nesta quarta-feira (9), às 19h30min, no Auditório Araújo Viana, contará com a participação do presidente da FNA, Cícero Alvarez e, ao longo da semana, a vice-presidente da FNA, Eleonora Mascia, estará na coordenação de apresentação de trabalhos científicos, além de integrar a Sessão Livre ‘Cidades e Direitos Humanos’. A FNA também integra o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, com a adesão de diversas entidades representativas de áreas ligadas ao patrimônio. O ato acontecerá no dia 10/10, às 13h, na Praça da Alfândega.

Nesta quarta-feira (9), o presidente da FNA, Cícero Alvarez, participa do 1º Encontro do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU do CAU/BR), das 14h às 18h, no Auditório Barbosa Lessa, Centro Cultural Erico Veríssimo. Ele vai compor a mesa redonda que vai abordar o tema ‘Perspectiva e atuação do CEAU’. De acordo com Cícero, o colegiado nacional está desenvolvendo ações para garantir que todos os estados tenham os seus CEAUs funcionando como reza a Lei 12378/2010. “Atualmente, muitos CAU UF não contam com a participação regular das entidades de arquitetura e urbanismo dentro da autarquia, o que pode causar um distanciamento do cotidiano da prática profissional. O 21 CBA é um excelente momento para trazer esse ponto para a discussão.”

A extensa programação vai acontecer em locais simbólicos para a cultura e para a arquitetura de Porto Alegre. Com o tema ‘Espaço e Democracia’, o congresso pretende proporcionar aos participantes a vivência dos espaços da cidade, das praças e parques aos equipamentos culturais e educacionais existentes, além de dar visibilidade das atividades à população local. “A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos.

As atividades começam nesta quarta-feira, a partir das 19h, com a conferência de Ermínia Maricato, um dos principais nomes no debate sobre a questão urbana no Brasil e, na sequência, será entregue o Colar de Ouro ao gaúcho Clóvis Ilgenfritz, pela sua contribuição à arquitetura e urbanismo ao longo de sua trajetória. A grande homenageada do 21º CBA será a arquiteta gaúcha Briane Bicca, falecida em 2018. Ela se tornou referência na atuação pela preservação do patrimônio histórico. O tributo à Briane acontece no dia 11/10, às 14h, na Praça de Alfândega.

O 21º CBA é uma atividade preparatória para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em julho do próximo ano, no Rio. Destina-se a profissionais, estudiosos, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e urbanístico.

Os locais escolhidos para sediar os debates são Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Centro Cultural da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB, Teatro Dante Barone, Praça da Alfândega, entre outros. Uma programação cultural gratuita será promovida entre os dias 10 e 12, com atrações teatrais e musicais, em um palco montado na Praça da Alfândega e no Largo Glênio Peres.

Mais informações aqui.

0
Seja o primeiro a comentar!
Escreva aqui seu comentário...